ENERGIA SOLAR ON-GRID E OFF-GRID
Nossa equipe de engenheiros e parceiros possui mais de 20 anos de experiência
trabalhando em centenas de projetos de geração de energia solar, de diversos portes, configurações e marcas de equipamentos. Podemos prever a geração, projetar sistemas adequados a cada aplicação, gerenciar licenças e conduzir a execução e supervisão em todas as etapas do processo.

GERAÇÃO SOLAR FOTOVOLTAICA ON-GRID

Agora que você já decidiu instalar um sistema de geração solar conectado à rede elétrica (on–grid), o primeiro passo é definir a potência do gerador solar fotovoltaico que deverá atender aos seus requisitos. Para definir esse valor, o engenheiro deverá ser informado sobre o perfil de consumo dos últimos 12 meses da Unidade Consumidora (UC) que se deseja avaliar.
Outros requisitos importantes na definição da capacidade desejada para o sistema de geração on-grid são:
- Tipo de Conexão: (Monofásica, Bifásica ou Trifásica)
- Tensão de Atendimento: (127/220V ou 220/380V)
- Disjuntor Geral: (A potência do inversor solar será limitada pelo disjuntor geral, localizado no padrão de entrada da UC)
Outros fatores importantes a serem considerados nessa análise é se existe previsão de aumento de carga, bem como a intenção de enviar créditos de geração em kWh para outras unidades com mesmo CPF/CNPJ.
A área disponível para instalação dos módulos fotovoltaicos no telhado também são um fator limitante para a capacidade máxima do sistema de geração solar. Deve ser considerada uma área de segurança para manutenção e possível limpeza dos módulos (não é recomendando pisar ou caminhar sobre os módulos pois danifica as células).
Com a análise de todas essas informações preliminares, será realizado o dimensionamento estimado da capacidade do gerador solar fotovoltaico.
RESIDENCIAL, COMERCIAL/INDUSTRIAL OU RURAL? É TUDO IGUAL?
Existem diferenças entre equipamentos para as mais variadas aplicações. De um modo geral, equipamentos de melhor qualidade e confiabilidade possuem o custo de aquisição um pouco maior, porém, no médio e longo prazo, irão compensar com menores custos de manutenção, bem como maior geração por operar com tecnologias que maximizam o rendimento e eficiência dos módulos fotovoltaicos de forma individualizada.
Para aplicações de geração on–grid em sistemas residenciais, devemos priorizar principalmente a segurança e a robustez dos equipamentos, o que se traduz em maior
segurança e riscos mínimos de choque elétrico, baixa manutenção durante o período de operação do equipamento (estimado em pelo menos 25 anos) e maior eficiência de geração sob condições adversas (sombreamento parcial dos módulos, diferentes orientações e inclinações em telhados, etc.).
Nas aplicações comerciais, industriais e rurais, por tratar de sistemas que demandam geralmente grandes potências de geração e consequentemente valores elevados de investimento, os custos de um investimento inicial menor pode parecer mais atraente do ponto de vista econômico, porém, a especificação de sistemas com inversores com otimizadores garantem um rendimento de geração pela conversão de energia de forma individualizada para os módulos, aumentando também o controle sobre a geração da usina pelo monitoramento individualizado, permitindo controle total dos parâmetros e identificação rápida de possíveis problemas de modo específico e pontual.
SOLUÇÕES COMPLETAS PARA INSTALAÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS ON-GRID
A SILIS TECNOLOGIA oferece todo o suporte para escolha do sistema de geração mais adequado para suas necessidades, podendo ajustar o sistema de acordo com suas necessidades e objetivos, desde a instalação de um sistema de geração para redução parcial no consumo até sistemas de geração dimensionados para redução total no consumo de energia elétrica.
Trabalhamos preferencialmente com equipamentos com a tecnologia MLPE, do inglês “Module Level Power Electronics” que significa Eletrônica de Potência a Nível de Módulo. Esses equipamentos operam com tecnologia de ponta e utilizam o conceito de conversão (ou extração) de energia dos módulos fotovoltaicos de forma individualizada, resultando em total controle do sistema pelo monitoramento individualizado. A tecnologia MLPE está presente em microinversores e inversores com otimizadores.
Para qualquer caso, seja ele residencial, comercial/industrial ou rural, a SILIS TECNOLOGIA oferece a seus clientes um estudo de viabilidade técnica e comercial para definição do melhor custo/benefício para implantação de um sistema de micro ou minigeração distribuída, incluindo os seguintes serviços:
- Análise do histórico de consumo de energia elétrica (kWh), detalhamento da tecnologia dos equipamentos de geração, tarifa à qual a unidade consumidora está submetida, condições de pagamento/financiamento para o projeto e a instalação do sistema de geração, existência de outras unidades consumidoras que possam usufruir dos créditos do sistema de compensação de energia elétrica;
- Serviço de inspeção, análise da infraestrutura existente, projeto de alterações necessárias para início da instalação do sistema (obras civis) e acompanhamento. Esse item é específico de cada instalação/localidade e deverá ser executado após contratação;
- Elaboração de detalhamento da Solução Tecnológica do Fabricante/Fornecedor para o sistema de geração solar, inclusive a infraestrutura de fixação dos Módulos Fotovoltaicos;
- Execução das etapas de solicitação de acesso junto à concessionária de energia elétrica, incluindo os projetos elétricos, planta de localização, documentos, formulários e acompanhamento do processo, desde a solicitação até a etapa final que consiste na vistoria e troca do sistema de medição bidirecional (medição de consumo e de geração);
- Fornecimento e instalação de todos os equipamentos necessários à ativação e operação do sistema de geração solar, incluindo o acompanhamento técnico de todas as etapas de instalação, testes de comissionamento e vistoria final juntamente com o representante técnico da concessionária de energia elétrica.
ALTERNATIVAS PARA A INSTALAÇÃO DO SISTEMA DE GERAÇÃO
Caso não haja espaço físico ou outro fator que inviabilize a instalação do sistema de geração no local de consumo, existem diferentes alternativas para viabilizar a instalação. A Resolução Normativa no 482/2015 permite a instalação do sistema de geração distribuída em local diferente do ponto de consumo, oferendo diferentes alternativas:
composta por pessoa física ou jurídica, que possua unidade consumidora com micro ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras;
2. Autoconsumo remoto: caracterizado por unidades consumidoras de titularidade de uma mesma Pessoa Jurídica, incluídas matriz e filial, ou Pessoa Física que possua unidade consumidora com micro ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras;
3. Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras (condomínios): caracterizado pela utilização da energia elétrica de forma independente, no qual cada
fração com uso individualizado constitua uma unidade consumidora e as instalações para atendimento das áreas de uso comum constituam uma unidade consumidora
distinta, de responsabilidade do condomínio, da administração ou do proprietário do empreendimento, com micro ou minigeração distribuída, e desde que as unidades
consumidoras estejam localizadas em uma mesma propriedade ou em propriedades contíguas, sendo vedada a utilização de vias públicas, de passagem aérea ou subterrânea e de propriedades de terceiros não integrantes do empreendimento.
SOLUÇÕES COMPLETAS PARA INSTALAÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS OFF-GRID
A geração solar fotovoltaica off-grid tem se expandido progressivamente nos últimos anos, em grande parte devido à disponibilização de sistemas de armazenamento de energia mais robustos e confiáveis, como é o caso das baterias de lítio, com garantia de 10 anos e vida útil projetada de 30 anos (6.000 ciclos).

SISTEMAS FV OFF-GRID / SISTEMAS FV OFF-GRID INTERATIVO
Um sistema de geração solar fotovoltaica off–grid possui algumas peculiaridades que o diferenciam de um sistema on–grid.
Iremos listar os principais requisitos a serem considerados na escolha de um sistema off– grid:
- Não é recomendável o uso de equipamentos de aquecimento de água como boiler e chuveiros elétricos pois demandam elevada capacidade do sistema, aumentando demasiadamente o custo;
- Potência instalada e consumo diário (potência de cada equipamento e quantidade de horas de uso por dia);
- Autonomia desejada para o sistema (vai definir a capacidade do banco de baterias em Ampére-hora);
- Tipo de bateria a ser especificada (Considerar 60% de descarga máxima para baterias chumbo-ácidas e 95% para baterias de lítio).
Nossos profissionais irão auxiliar na execução do projeto e instalação, ou somente do projeto, caso já possua um instalador de sua confiança.