• contato@silistecnologia.com.br

SERVIÇOS RESIDENCIAIS

Panels-in-Shade

Ao contrário do que se imagina, a Engenharia por trás da geração solar fotovoltaica pode ir muito além da simples instalação de “placas solares”.

Se você busca uma solução para reduzir seu elevado gasto com energia elétrica, a primeira idéia é instalar módulos fotovoltaicos (as populares placas solares) para geração solar fotovoltaica em seu telhado. Esse conceito está correto, entretanto, é preciso saber que para que seu investimento seja viável, seguro e confiável, é preciso que você faça a escolha adequada do equipamento correto para a sua aplicação, bem como uma correta instalação que deve obedecer a todas as regras de segurança e engenharia.

Para sistemas de geração solar em residências, a Silis Tecnologia trabalha preferencialmente com os equipamentos com tecnologia MLPE (Module Level Power Electronics). Traduzindo, isso significa que você terá um sistema de geração que opera a nível de módulo, ou seja, a conversão de energia é feita individualmente para cada módulo fotovoltaico, garantindo a máxima eficiência de conversão e também maior confiabilidade do sistema.

A tecnologia MLPE é encontrada nos conversores de energia nas arquiteturas: Arquitetura com Microinversor e Arquitetura SolarEdge.

Arquiteturas

Modelo Comparativo das 3 Arquiteturas (Inversor String, Microinversor e SolarEdge)

O inversor String utiliza a arquitetura tradicional, mais simples, de menor custo, porém, extremamente desvantajoso para aplicações residenciais.

Em aplicações residenciais, por demandar baixas potências de geração, tanto o microinversor quanto o SolarEdge residencial são monofásicos com potência unitária menor que 10.000W (10kW).

A escolha entre Microinversor e o SolarEdge deve ser realizada com base em diversos critérios técnicos e econômicos, tais como:

Segurança: Tanto o microinversor quanto o SolarEdge Monofásico são equipamentos com alto grau de segurança, que trabalham com níveis de tensão seguras no lado de corrente contínua, e que não apresentam riscos de choque elétrico de alto risco.

No microinversor, os módulos fotovoltaicos são conectados diretamente em entradas individuais do microinversor, garantindo sempre tensões máximas abaixo dos 60Vcc.

No SolarEdge, os módulos fotovoltaicos são conectados em strings que operam com tensão elevada, porém, entre os módulos fotovoltaicos e o string propriamente dito, são instalados os otimizadores de potência, que nada mais são do que equipamentos destinados a extrair a máxima potência do módulo fotovoltaico de forma individualizada. Os otimizadores estão sempre em comunicação com o inversor e reduzem a sua tensão de saída para 1 volt (função SafeDC™) sempre que o inversor é comandado para o modo de manutenção ou os otimizadores de potência perdem a comunicação com o inversor no enlace do string.

No inversor string tradicional, os módulos fotovoltaicos são conectados para formar um conjunto numa série de módulos fotovoltaicos (string) que apresentam tensões extremamente elevadas, podendo chegar a 1.000 volts ou mais. Caso ocorra um acidente com o circuito do string, os cabos desse circuito ficam expostos com tensões elevadas em corrente contínua, e podem gerar arco elétrico que pode causar acidentes fatais se atingir alguma pessoa, e também são difíceis de serem extintos.

Confiabilidade: Tanto o microinversor quanto o SolarEdge monofásico são equipamentos robustos e que possuem garantia de longo prazo (12 anos ou mais, podendo chegar a mais de 20 anos com a contratação de garantia estendida, direto com o fabricante).

Os microinversores geralmente operam com potências da ordem de 1.200W a 2.000W, e são conectados geralmente a 4 módulos fotovoltaicos. Pelas suas características inerentes, apresentam alta disponibilidade pois caso ocorra algum defeito no microinversor, geralmente a perda de potência é parcial e ficará limitada a uma das entradas ou, no pior do caso, a um microinversor. Em sistemas com vários microinversores, caso um deles apresente algum defeito, a perda de geração é parcial. Possuem garantia padrão de 12 ou 15 anos.

APSystems
Hoymiles

A Silis Tecnologia trabalha preferencialmente com as marcas APsystems e Hoymiles

O SolarEdge monofásico é um equipamento extremamente robusto e confiável. Possui garantia de 12 anos para o inversor e de 25 anos para os otimizadores de potência. A garantia do inversor também pode ser estendida de 12 anos para até 20 anos. O diferencial do SolarEdge é que o circuito responsável por extrair a máxima potência do módulo fotovoltaico, conhecido como circuito MPPT (Maximum Power Point Tracking) foi removido de dentro do inversor e dividido em vários módulos MPPT individualizados (otimizadores de potência) que extraem a energia de cada módulo ou par de módulo fotovoltaico. Esse procedimento garante robustez na geração de energia e garante a máxima geração, especialmente em condições adversas como sombreamento, sujeira ou defeito em módulos fotovoltaicos.

Inversor

A Silis Tecnologia trabalha exclusivamente com os inversores da marca SolarEdge

Monitoramento Remoto: A plataforma de monitoramento dos microinversores e do SolarEdge possui diversos recursos que permitem, além do acompanhamento da geração de energia, o monitoramento da performance de cada módulo fotovoltaico em tempo real. Esse recurso é uma ferramenta imprescindível para a garantia da operação do seu sistema solar no seu máximo rendimento, permitindo a localização de possível falhas, defeitos ou sujeira nos módulos em tempo real e possibilita a rápida correção do defeito ou solução do problema.

Monitoramento Hoymiles

Monitoramento Remoto (MLPE) de um Sistema com Microinvesor Hoymiles

Monitoramento SolarEdge

Monitoramento Remoto (MLPE) de um SolarEdge monofásico

Outras Aplicações Residenciais Associadas à Geração Solar

Carregador de Veículo Elétrico Integrado ao Inversor Solar: Já é notório que os veículos elétricos irão se tornar uma realidade em um futuro próximo. Muitas pessoas já possuem ou têm a intenção de adquirir um veículo elétrico em curto ou médio prazo. Já existe no mercado o inversor solar com o carregador de veículo elétrico da SolarEdge. O conceito de um carregador de veículo elétrico já integrado ao inversor solar é uma idéia brilhante pois, com um pequeno custo adicional, permite ao Cliente ter acesso a um carregador de veículo elétrico em sua residência.

Vantagens de Adquirir um Carregador de Veículo Elétrico Integrado ao Inversor Solar: Economia de tempo e recursos pois você não precisa ter gastos extras com o serviço de instalação e adequação da sua residência, além de garantir o carregador de veículo elétrico já integrado à plataforma de monitoramento, podendo gerenciar todos os recursos que o sistema lhe oferece.

unnamed

Carregador de Veículo Elétrico Integrado ao Inversor Monofásico SolarEdge

Microrredes: Com os problemas de falta de energia frequentes que tendem a assolar os nossos lares e com previsão de falta de energia e apagões cada vez mais frequentes, a Silis Tecnologia apresenta soluções para a configuração de Microrredes Residenciais através de projetos complexos que associam diversos elementos de geração e armazenamento de energia, tais como baterias, módulos solares fotovoltaicos, inversores solares, turbinas eólicas, células de combustível, geradores de backup (diesel), dentre diversas possibilidades, garantindo uma operação integrada, segura e confiável, livre de apagões.

unnamed

Sistema de Microrrede com Geração Solar Integrada